quarta-feira, 19 de março de 2008

Comentario do Texto "Por uma arquitetura virtual" de Ana Baltazar

Para começar, o texto da Ana Paula é um texto com um carácter crítico as novas tecnologias em relação á arquitetura, e no texto ela aponta o nome de alguns dos programas como por exemplo o sistema yona em que o mesmo consegue criar quase todos os detalhes da construção arquitetónica com maior racionalidade e precisão.
Ela comenta que o uso do computador deu-se poe fases, dos desenhos digitais à arquitetura virtual actualmente chamado. PAra ela esses perojectos de computador não passam de desenhos virtuais e não arquitetura virtuais.
Ela tenta mostrar a diferença entre o vitual e o digital na arquitetura. "virtual não é nessecáriamente o virtual embora possa ser" Ela faz uma pesquisa de vários especialista sobre o assunto em que estes definem o que é virtual . No entanto conluio-se que o digital é um facilitadoe do virtual.
Fala-se também da TENDA DIGITAL uma tecnologia criada no EAUFMG
A Tenda Digital emerge a partir da projeção de um ambiente multimidial interativo em um ambiente físico, respondendo em tempo real à presença e ao movimento dos usuários. Ela trabalha na criaçao de ambientes virtuais de imersão para projectos...
Com isso conclui-se que arquitetura virtual não pode ser chamado de aerquitetura digital. temos que diferencia-los como , o digital um facilitador da arquitetura virtual.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Comentário do texto “o ensino de desenho nas escolas de arquitetura e a influência da informática”


Esse texto, para começar é um texto de caráter informativo em que foi indicado pelos professores de informática tendo como tema principal à utilização do computador na arquitetura. O texto tem como objetivo mostrar ao aluno de arquitetura o impacto da utilização da computação gráfica na melhoria da formação do aluno no mesmo.
Como já se sabe estamos num período onde o desenvolvimento tecnológico faz parte do nosso dia-a-dia, e estamos perante o processo de “informatização”.
A questão fundamental falada no texto é a utilização do computador nos estudos, neste caso o desenho arquitetônico. Sabemos que desde de muito tempo tem-se usado uma metodologia tradicional e de natureza naturalista, mas essa metodologia não conseguiu acompanhar a evolução da arquitetura, sendo assim surge uma nova proposta de “ver e fazer” arquitetura utilizando o computador deixando assim a fase de “cópias de modelos e fórmulas para a criação”.
O texto fala também que a utilização do computador não mudou a maneira de trabalhar dos arquitetos que tiveram desde de antes a formação tradicional, pois as teorias tradicionais ainda permanecem válidas e as mesmas estão compostas nos softwares.A informática tem permitido o aumento de produção dos trabalhos, a otimização dos desenhos e projetos disponibilizando assim mais tempo, incentivando a criatividade e produção de uma boa arquitetura.
Tambem a substituição de várias disciplinas isoladas, nãon só a informatica tem como objectivo auxiliar a criação.
A mesma acareta uma séie de problemas tais como a pouca existencia de professores qualificados para o ensino do mesmo;
insistencia por parte dos professores no ensino das tecnicas tradicionais;
o problema da heterogenidade dos alunos no conhecimento sobre a informatica.

Podemos concluir que neste momento a arquitetura atingiu uma "revolução tecnológica" trazendo consigo grandes e importantes vantegens.




sábado, 8 de março de 2008

sexta-feira, 7 de março de 2008





+
"Era um protesto que eu levava como arquiteto, de cobrir a igreja da Pampulha de curvas, das curvas mais variadas, essa intenção de contestar a arquitetura retilínea que então predominava".

quinta-feira, 6 de março de 2008

Niemeyer
A igreja de São Fransico Em Pampulha, foi uma forma de contestar a arquitetura em que se usavam apenas coberturas de formas geometricas.

sábado, 1 de março de 2008